Abdominoplastia

Um abdômen liso e bem torneado é algo que muitos de nós alcançamos por meio de exercícios físicos e controle do peso. Mas, apesar do esforço, muitas vezes esse caminho não é garantia de sucesso: Mesmo as pessoas que têm peso e proporção corporal normal podem desenvolver a famosa barriguinha, com saliência e flacidez. Nesse caso, a abdominoplastia é a técnica mais indicada para ajudar a conquistar um abdômen sequinho. De maneira geral, a cirurgia remove o excesso de pele e gordura e em alguns casos restaura também a musculatura da região.

Como é a cirurgia?

As principais causas da barriga saliente são questões hereditárias, gravidez, flutuações de peso e anomalias congênitas da coluna que afetam a postura. O tratamento pode considerar apenas o centro do abdômen ou se estender a toda a área entre as costelas inferiores e o osso púbico, bem como os lados e as costas.

O contorno abdominal pode ser alcançado utilizando uma grande variedade de técnicas:

- Quando a gordura localizada é a causa, a cirurgia pode ser realizada apenas com técnicas de lipoaspiração.

- Quando o excesso de gordura é combinado com flacidez da pele, a abdominoplastia remove cirurgicamente a gordura indesejada e o excesso de pele. Nesse caso, a cirurgia também corrige músculos abdominais que estão soltos ou descolados, uma condição chamada diástase.

Indicações

A abdominoplastia é melhor realizada em adultos de qualquer idade que têm boa saúde, estão próximos do peso ideal para sua estrutura corporal e altura, estão em forma e têm bom tônus muscular.

Os candidatos ideais são:

- Indivíduos saudáveis que não possuam doença com risco de vida ou condições médicas que podem prejudicar a cicatrização;

- Não-fumantes;

- Indivíduos com visão positiva e expectativa real quanto aos resultados da cirurgia.

Cirurgias abdominais anteriores podem limitar os resultados potenciais de uma abdominoplastia. Nas mulheres que foram submetidas à cesariana, as cicatrizes existentes podem ser incorporadas ou revistas para novas incisões.

Resultados

Os resultados da abdominoplastia – um contorno abdominal firme e liso – são praticamente imediatos, mas ficam inicialmente obscurecidos pelo inchaço e pela incapacidade de ficar em pé até que a cicatrização interna esteja completa. Essa situação permanece por uma ou duas semanas.  Embora os resultados sejam permanentes, o resultado positivo pode ser muito prejudicado por flutuações de peso significativas. Por isso, pessoas que planejam uma substancial perda de peso ou mulheres que desejam engravidar futuramente são aconselhadas a adiar a cirurgia.