Mastopexia (Breast Lift)

 

 

As mamas femininas geralmente mudam com o tempo, perdendo sua juventude, forma e firmeza. Essas mudanças incluem perda de elasticidade da pele e são ocasionadas por vários fatores: gravidez, flutuações de peso, envelhecimento e força da gravidade, hereditariedade, entre outras.  Trata-se de um processo normal, mas que pode afetar muito a auto-confiança e auto-imagem da mulher. Nesse caso, é recomendada a Mastopexia, cirurgia que também é conhecida como Lifting das Mamas.

 

 

 

Como é a cirurgia?

 

Trata-se de uma cirurgia capaz de elevar a melhorar o formato de mamas que:

- Estão afundados ou pendentes, mas são proporcionais à estrutura corporal;

- Perderam a firmeza e elasticidade da pele;

- Estão excessivamente alongados;

- Os mamilos estão abaixo do sulco da mama;

- Os mamilos e as auréolas apontam para baixo;

- Estão com a pele estendida e auréolas alargadas.

Em geral, a Mastopexia levanta e firma as mamas porque remove o excesso de pele e aperta o tecido circuncidante para firmar e apoiar o novo contorno. Existem vários padrões de incisão e técnicas utilizadas na cirurgia, sendo que cada uma delas se adequa a diferentes tipos de pacientes e aos resultados desejados. É preciso se certificar das opções disponíveis e conversar com o cirurgião sobre a técnica mais recomendada.

 

Indicações


A Mastopexia é apropriada para mulheres que desejam melhorar a posição e a forma das mamas. Quando o aumento do volume também é desejado, a cirurgia pode ser combinada com o implante de próteses de silicone.

Como a cirurgia normalmente não afeta as funções das mamas, mulheres que desejam engravidar devem discutir a questão com o cirurgião plástico. As mudanças que ocorrem nos seios durante a gravidez podem minimizar ou reverter os resultados positivos da cirurgia. Planos de uma significativa perda de peso também devem ser discutidos.

Por essas razões, boas candidatas para a mastopexia geralmente são mulheres com peso normal e estável, cujos seios estão completamente desenvolvidos e que já consideram a família completa, ou seja, não há mais a intenção de engravidar.

Normalmente a Mastopexia é apropriada para mulheres mais jovens no caso de assimetria – quando a posição de uma mama é diferente da outra.

 

Resultados


O Inchaço deve diminuir dentro de 2 a 4 semanas, mas a forma das mamas irá continuar a aperfeiçoar-se  durante 1 a 3 meses. O novo formato deverá permanecer constante, desde que a paciente não tenha uma significativa variação de peso. No entanto, é possível que a idade e a gravidade provoque uma nova ptose (queda das mamas) e estimule, no futuro, o desejo de se submeter novamente ao procedimento.  Apesar de serem permanentes, as cicatrizes vão desaparecer e melhorar ao longo do tempo.