Os riscos do cigarro para a cirurgia plástica

As pessoas que resolvem submeter-se a um procedimento cirúrgico devem ficar cientes de suas responsabilidades com os cuidados pré e pós-operatórios, uma vez que serão eles quem irão contribuir para uma cirurgia mais segura e uma recuperação livre de complicações.

Um dos maiores vilões contra a cirurgia plástica é o cigarro. O seu uso pode causar riscos para a aplicação da anestesia e complicações no período de recuperação e cicatrização. Por isso, não fumar é uma restrição importante não só para cirurgias plásticas como também para outros tipos de operações.

Um dos maiores riscos da combinação entre cigarro e cirurgia plástica é que as suas substâncias afetam diretamente na circulação sanguínea, podendo levar à necrose, ou seja, à morte do tecido por falta de sangue. O resultado é uma cicatrização deficiente e com risco de infecções.

Além disso, aliar o cigarro à cirurgia plástica pode desencadear problemas ainda mais sérios, como a trombose venosa, que trata-se da formação de coágulos na veias, dificultando a passagem de sangue. Agravada pelo uso do tabaco, essa doença pode acometer principalmente as pernas, porém, em casos mais graves, pode atingir os pulmões, levando à embolia pulmonar.

Outros riscos, como cicatrização avermelhada, surgimento de queloides, rompimento de suturas e o aparecimento de manchas, também podem ser causados pelo uso do cigarro,comprometendo o resultado estético da cirurgia plástica. Devido a essa série de riscos, o uso do cigarro deve ser interrompido para uma melhor recuperação.

É importante lembrar também que não fumar não é a única restrição necessária para a realização da cirurgia plástica. Outros cuidados pós e pré-operatórios são fundamentais para o sucesso do procedimento. Por isso, antes de submeter-se a uma cirurgia plástica, os pacientes devem buscam por um médico capacitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que irá passar todas as informações importantes para a realização do procedimento.

Fonte: Renaplastia

Comente Você Também!

  1. *

* Campos Obrigatórios