Rinoplastia

 

 

O nariz é considerado um importante fator na definição do equilíbrio e harmonia dos traços faciais. Quando está fora de proporção com as outras características do rosto, pode gerar um problema de auto-imagem e confiança. Se você está incomodado com o tamanho ou formato do seu nariz, a cirurgia pode melhorar sua aparência, além de corrigir eventuais deficiências respiratórias causadas por defeitos estruturais.


 

 

Como é a cirurgia?

 

Há várias características estéticas que podem ser melhoradas em uma rinoplastia. Em geral, elas são hereditárias, mas também podem ser causadas por algum tipo de lesão, traumática ou não.

  • O tamanho do nariz, visando o equilíbrio e harmonia faciais;
  • A largura do nariz, tanto na região entre os olhos (base do nariz), como no tamanho e posição das narinas;
  • O nariz no perfil, principalmente nos casos de dorso proeminente (giba);
  • Ponta nasal, que pode ser grande, bulbosa, caída ou excessivamente arrebitada;
  • Narinas que são grandes, largas, ou arrebitadas;
  • Assimetria nasal.

 

Melhora da função respiratória

 

Quando a cirurgia do nariz é realizada para melhorar a função respiratória, a causa mais comum a ser tratada é o desvio de septo nasal. Este procedimento, se realizado isoladamente ou em conjunto com uma cirurgia estética do nariz, é considerada reconstrutiva e pode ser coberta pelo seu plano de saúde.

 

Indicações

 

Uma cirurgia do nariz é melhor executada quando o crescimento facial está completo, o que  acontece por volta dos 15 anos. Os candidatos ideais são:

- Indivíduos saudáveis que não possuam doença com risco de vida ou condições médicas que podem prejudicar a cicatrização;
- Não-fumantes;
- Indivíduos com visão positiva e expectativa real quanto aos resultados da cirurgia.

O procedimento é altamente individualizado e leva em conta todas as características específicas que contribuem para a aparência do nariz e da sua relação com outras características faciais. Seu cirurgião plástico avaliará cuidadosamente o seu caso e expectativas para determinar as técnicas mais adequadas para o seu caso.

 

Resultados

 

Os resultados de uma rinoplastia aparecem gradualmente. É necessário no mínimo um ano para que o nariz apresente um refinamento completo. Em geral, os resultados de uma rinoplastia são definitivos, porém a cartilagem – principal estrutura de suporte do nariz – continua crescendo com o passar dos anos, podendo mudar um pouco o resultado da cirurgia ao longo do tempo.

 

 

Saiba Mais:

 

Rinoplastia reúne correções estéticas e funcionais